UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
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Contexto
A Universidade de São Paulo (USP) dispensa apresentações. Consistentemente classificada nos últimos anos como a melhor universidade do Brasil e uma das principais da América Latina, a USP é referência em ensino, pesquisa e inovação. A universidade promove uma série de eventos todos os anos e, entre os mais relevantes, destaca-se a Feira de Recrutamento e Carreira. A feira tem o objetivo de criar uma ponte estratégica entre seus alunos e o mercado de trabalho, reunindo diversas empresas de renome, profissionais experientes e milhares de estudantes em busca de oportunidades. O evento oferece uma programação rica em palestras, workshops e momentos de networking.
Dados do evento:
Universidade nº 1
Classificada como a melhor universidade do Brasil.
+12.000 inscritos
O evento reúne mais de 12.000 visitantes todos os anos.
+50 empresas
Mais de 50 empresas de renome participam todos os anos.
Conexões
Centenas de estudantes são contratados com a ajuda do evento.
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Desafio
A Universidade de São Paulo procurou a Beyond the Bytes para desenvolver um sistema de credenciamento e gestão de eventos capaz de transformar a experiência de seus participantes e facilitar o trabalho dos organizadores, com foco especial na Feira de Recrutamento e Carreira. Além de agilizar o credenciamento e reduzir as filas, o objetivo era promover uma proximidade maior entre os organizadores e visitantes.
Objetivos do projeto:
Agilidade
Implementar um sistema de credenciamento eficiente que permita a entrada rápida para 12.000 visitantes.
Proximidade
Estabelecer um contato mais próximo entre os organizadores e visitantes, facilitando a comunicação e comunicados.
Controle
Desenvolver um software personalizado para otimizar os fluxos da R&C e garantir um controle mais preciso para esse evento.
Experiência
Transformar a experiência dos visitantes e promover um contato mais próximo com os organizadores.
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Design
O primeiro passo na criação de um produto digital é explorar o problema, evoluindo a ideia e saindo do óbvio. Nesse sentido, conduzimos diversas reuniões com os organizadores da feira para identificar os problemas e traçar soluções eficazes junto ao cliente. Investigamos soluções de outros eventos e traçamos potenciais jornadas de usuário para melhorar o fluxo de entrada, aumentar a proximidade entre os visitantes e organizadores e promover uma melhor experiência durante o evento para ambos.
Etapas do design:
Público e Personas
Mapeamento detalhado dos diversos perfis de expositores e visitantes presentes no evento.
Jornadas de Usuário
Mapeamento de possíveis jornadas para simplificar fluxos e melhorar a experiência.
Definição Estratégica
Elaboração de um plano de ação para cada objetivo baseado nos insights levantados.
Protótipos Interativos
Criação de modelos interativos para testes extensivos com os usuários e admins.
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Implementação
Com uma visão clara da solução desenhada na fase de design, avançamos para o desenvolvimento de uma plataforma robusta e abrangente. A nova solução conta com um aplicativo oficial da feira e um sistema de credenciamento eficiente, garantindo uma experiência excepcional e sem fila aos visitantes.
Funcionalidades desenvolvidas:
Sistema de Credenciamento
Sistema eficiente e seguro para autorizar a entrada de expositores e visitantes.
Aplicativo para Organizadores
Aplicativo para a gestão, comunicação e credenciamento do evento.
Site de Inscrição
Site de inscrição no evento com cadastro rápido e geração de ingresso com QRCode embutido.
Envio de Mensagens e Comunicados
Comunicação direta entre os organizadores e visitantes através do app com o WhatsApp.
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Resultados
O novo projeto foi testado inicialmente em uma escala reduzida e impacto foi imediato: eliminação das filas, uma comunicação extremamente fluída entre os organizadores e visitantes e um aumento significativo na satisfação de ambos. Os visitantes desfrutavam de uma experiência sem espera e com atualizações constantes sobre as atividades disponíveis. Já os organizadores gastaram muito menos tempo no operacional, podendo direcionar seus esforços para aspectos mais estratégiocos e relevantes da gestão do evento.
Resultados observados:
Zero Filas
Redução do tempo de credenciamento de 30 minutos para apenas 3 minutos.
Menos Operacional
Menos complexidade no operacional, permitindo investir tempo no que realmente importa.
Visitantes Informados
Visitantes informados durante todo o evento, sem precisar perguntar aos organizadores.
Experiência Excepcional
Experiência dos visitantes em um novo patamar e um aumento expressivo do NPS.