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UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Eliminando filas nos eventos da universidade mais renomada do país.
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Contexto

A Universidade de São Paulo (USP) dispensa apresentações. Consistentemente classificada nos últimos anos como a melhor universidade do Brasil e uma das principais da América Latina, a USP é referência em ensino, pesquisa e inovação. A universidade promove uma série de eventos todos os anos e, entre os mais relevantes, destaca-se a Feira de Recrutamento e Carreira. A feira tem o objetivo de criar uma ponte estratégica entre seus alunos e o mercado de trabalho, reunindo diversas empresas de renome, profissionais experientes e milhares de estudantes em busca de oportunidades. O evento oferece uma programação rica em palestras, workshops e momentos de networking.

Imagem do Projeto
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Dados do evento:

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Universidade nº 1

Classificada como a melhor universidade do Brasil.

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+12.000 inscritos

O evento reúne mais de 12.000 visitantes todos os anos.

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+50 empresas

Mais de 50 empresas de renome participam todos os anos.

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Conexões

Centenas de estudantes são contratados com a ajuda do evento.

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Desafio

A Universidade de São Paulo procurou a Beyond the Bytes para desenvolver um sistema de credenciamento e gestão de eventos capaz de transformar a experiência de seus participantes e facilitar o trabalho dos organizadores, com foco especial na Feira de Recrutamento e Carreira. Além de agilizar o credenciamento e reduzir as filas, o objetivo era promover uma proximidade maior entre os organizadores e visitantes.

Imagem do Projeto
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Objetivos do projeto:

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Agilidade

Implementar um sistema de credenciamento eficiente que permita a entrada rápida para 12.000 visitantes.

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Proximidade

Estabelecer um contato mais próximo entre os organizadores e visitantes, facilitando a comunicação e comunicados.

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Controle

Desenvolver um software personalizado para otimizar os fluxos da R&C e garantir um controle mais preciso para esse evento.

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Experiência

Transformar a experiência dos visitantes e promover um contato mais próximo com os organizadores.

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Design

O primeiro passo na criação de um produto digital é explorar o problema, evoluindo a ideia e saindo do óbvio. Nesse sentido, conduzimos diversas reuniões com os organizadores da feira para identificar os problemas e traçar soluções eficazes junto ao cliente. Investigamos soluções de outros eventos e traçamos potenciais jornadas de usuário para melhorar o fluxo de entrada, aumentar a proximidade entre os visitantes e organizadores e promover uma melhor experiência durante o evento para ambos.

Imagem do Projeto
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Etapas do design:

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Público e Personas

Mapeamento detalhado dos diversos perfis de expositores e visitantes presentes no evento.

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Jornadas de Usuário

Mapeamento de possíveis jornadas para simplificar fluxos e melhorar a experiência.

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Definição Estratégica

Elaboração de um plano de ação para cada objetivo baseado nos insights levantados.

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Protótipos Interativos

Criação de modelos interativos para testes extensivos com os usuários e admins.

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Implementação

Com uma visão clara da solução desenhada na fase de design, avançamos para o desenvolvimento de uma plataforma robusta e abrangente. A nova solução conta com um aplicativo oficial da feira e um sistema de credenciamento eficiente, garantindo uma experiência excepcional e sem fila aos visitantes.

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Funcionalidades desenvolvidas:

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Sistema de Credenciamento

Sistema eficiente e seguro para autorizar a entrada de expositores e visitantes.

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Aplicativo para Organizadores

Aplicativo para a gestão, comunicação e credenciamento do evento.

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Site de Inscrição

Site de inscrição no evento com cadastro rápido e geração de ingresso com QRCode embutido.

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Envio de Mensagens e Comunicados

Comunicação direta entre os organizadores e visitantes através do app com o WhatsApp.

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Resultados

O novo projeto foi testado inicialmente em uma escala reduzida e impacto foi imediato: eliminação das filas, uma comunicação extremamente fluída entre os organizadores e visitantes e um aumento significativo na satisfação de ambos. Os visitantes desfrutavam de uma experiência sem espera e com atualizações constantes sobre as atividades disponíveis. Já os organizadores gastaram muito menos tempo no operacional, podendo direcionar seus esforços para aspectos mais estratégiocos e relevantes da gestão do evento.

Imagem do Projeto
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Resultados observados:

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Zero Filas

Redução do tempo de credenciamento de 30 minutos para apenas 3 minutos.

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Menos Operacional

Menos complexidade no operacional, permitindo investir tempo no que realmente importa.

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Visitantes Informados

Visitantes informados durante todo o evento, sem precisar perguntar aos organizadores.

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Experiência Excepcional

Experiência dos visitantes em um novo patamar e um aumento expressivo do NPS.

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